quinta-feira, 14 de junho de 2012

Capítulo 6 - A matemática da música

No capítulo anterior iniciamos nossa conversa sobre acordes. Falamos que inicialmente teríamos que aprender 48 deles, o que parece um número bem alto, mas na verdade é algo simples e que rapidamente você ganhará fluência no assunto.

Você já deve ter ouvido falar que música está muito relacionada a matemática. Vou mostrar agora um ponto em comum entre elas, o que chamo da "Matemática da Música". Os acordes possuem algumas subdivisões, como por exemplo tríades e tétrades, que são acordes com 3 e com 4 notas, respectivamente. Os acordes maiores e menores são tríades, e os acordes com sétima são tétrades. Então vamos a matemática.

Para os acordes maiores, que são tríades, ou seja, formados por 3 notas temos a seguinte fórmula: 1 + 4 + 3.
O que significa isso? O acorde C (dó maior), formado por três notas seria: C (1) + E (4) + G (3). Vamos recordar. Lá no capítulo 1 mostramos a sequência das notas. Vou colocar abaixo novamente para facilitar.

 
Então acompanhe, o acorde de dó maior (C) seria o próprio C, 4 notas para frente temos o E, e 3 notas para frente do E temos o G. Logo:

C (dó maior) = C E G

Vou fazer um outro exemplo. Quais seriam as 3 notas do F# maior?

O próprio F#, 4 notas para frente do F# temos o Bb, e 3 notas para frente do Bb temos o C#. Logo:

F# (fá sustenido maior) = F# Bb C#


Conseguiu entender? É só contar seguindo a tabelinha acima. Então, se você utiliza as 3 notas de uma vez você estará executando o acorde correspondente. É simples, no entanto, inicialmente e de forma óbvia, você terá que pensar nessas contas. Com o passar do tempo você saberá todos os acordes maiores de cabeça.

E para os acordes menores? A fórmula seria: 1 + 3 + 4, e seguindo o mesmo raciocínio. Assim, Cm (dó menor) seria: O próprio C, 3 notas para frente temos o Eb, e 4 notas para frente do Eb temos o G. Logo:

Cm (dó menor) = C Eb G


Como exercício, tente fazer os acordes maiores e menores em uma tabela, e veja se você chega a seguinte:

Mapa de acordes maiores e menores
Mapa de acordes maiores e menores
Exercite bem os acordes! Primeiramente, estude quais notas formam cada um deles e depois, no teclado da sua sanfona tente fazer cada um deles. Toque as 3 notas simultaneamente e escute o som. Quando estiver dominando bem o teclado, lembra que falamos que uma das colunas dos baixos são os acordes maiores, e outra são os acordes menores, mais precisamente a coluna 3 (acordes maiores) e a coluna 4 (acordes menores). Tente achar cada um deles e se familiarizar com sua posição.

Depois misture um pouco. Toque um baixo da coluna 3 (acorde maior) e faça o respectivo acorde no teclado. Perceba que os sons são idênticos. Misture estes exercícios o tempo que achar necessário.

Lembre-se:

  • Acordes maiores: 1 + 4 + 3
  • Acordes menores: 1 + 3 + 4
Só passe para os próximos capítulos quando você achar que está confortável com os conhecimentos deste post. Como desafio, memorizar cada um dos acordes demonstrados aqui.

Ah, antes que esqueça, essa "teoria" serve para qualquer instrumento musical, seja um teclado, seja um piano, seja um violão, cavaquinho, sax, qualquer um. Em qualquer um deles os acordes são esses. Claro que a mecânica de cada instrumento muda um pouco, mas por baixo dos panos o que está acontecendo é isso. Em algum outro momento vou escrever sobre esse tema para você perceber o que estou falando.

No próximo post falaremos dos acordes com sétima.

Até lá...



3 comentários:

  1. Excelente explicação, estou sempre acompanhando o blog. Abraços e obrigado por contribuir!

    ResponderExcluir
  2. nessa tríade menor de C# na está escrito: C# Eb Ab, mas a sequencia não seria: C# E Ab, já que contanto 3 notas a partir de C# chegamos em E???? fiquei em dúvida..

    ResponderExcluir