segunda-feira, 28 de maio de 2012

Capítulo 1 - Notas

Vamos falar primeiramente das notas musicais, quais são e qual a nomenclatura utilizada. Essa parte não exige necessariamente um instrumento, até é melhor que seja um decorada, aprendida, internalizada, seja lá como queira chamar.

Aprendendo a nomenclatura das notas:

Notas musicais



O dó é conhecido como C em partituras e tablaturas, e assim por diante, conforme figura ao lado. É importante ter estas informações na cabeça pois muitos materiais de música referem-se as notas com esta nomenclatura.






Depois de aprender a figura acima, é importante aprender a sequência das notas musicais. Veja figura abaixo:

Sequência das notas musicais
A figura representa todas as notas musicais existentes. Ué, e são 12 notas fundamentais? Isso mesmo, são 12 notas. Começando do Dó (C) inicial, seguimos para o Dó sustenido (C#), e assim por diante. Leia # (sustenido) e b (bemol), ex.: Ab seria Lá bemol.

Desenhei as notas em um ciclo para representar exatamente isso, as notas são cíclicas, ou seja, em qualquer instrumento musical esse conjunto de 12 notas se repetirão. No caso da sanfona (42 teclas, por exemplo), as 12 notas se repetirão várias vezes dentro do teclado. Vamos visualizar melhor isso em um próximo post, por enquanto, atenha-se a aprender a sequência.

Entre uma nota e a sua sucessora/antecessora imediata existe 1/2 tom (meio tom).  Isso é uma definição também, será importante mais para frente. Como exemplo, de C para C# temos 1/2 tom. de Ab para Bb temos 1 tom (1/2 + 1/2), e assim por diante.

Como exercício, aprenda as notas e sua sequência nos dois sentidos, indo e voltando. Você precisará dessa sequência na cabeça para o próximo post.

Por enquanto é isso. Até mais...



5 comentários:

  1. muito bom seu blog. ta me ajudando muito

    ResponderExcluir
  2. rapaz....muito bom muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. De E para F e de B para C não tem sustenido / bemol. Alguns dizem que teoricamente tem. Poderia esclarecer melhor essa questão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pode estar misturando na cabeça é o seguinte... de forma geral bemol é meio tom abaixo e sustenido meio tom acima. Podemos dizer teoricamente que B# é um C, no entanto, como não existem notas entre E e F e entre B e C ficou convencionado na música que B# ou Cb não existem. Assim como E# e Fb.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir